Quem Somos Terapia da Fala Terapia Ocupacional Psicologia Clínica Pedopsiquiatria + Especialidades Contactos

Ortóptica

O Ortoptista pesquisa, diagnostica e trata alterações da visão binocular e desequilíbrios oculomotores, tais como a ambliopia (“olho preguiçoso”), os estrabismos (“olho torto”) e outras situações relacionadas com restrição dos movimentos oculares. Trabalha em equipa não só com o médico Oftalmologista (no despiste de alterações visuais e sua referenciação para a reabilitação em situação de deficiência visual), bem como com outros terapeutas das diferentes áreas da reabilitação. Com base no diagnóstico e avaliação da visão, define e aplica planos terapêuticos ou de estimulação/reabilitação visual.

Áreas de atuação

Avaliação ortóptica especializada em défice visual cortical (CVI)

Consiste na avaliação da função visual (acuidade visual, campo visual, sensibilidade ao contraste, binocularidade, motricidade ocular, visão de cores) e visão funcional (capacidade de deteção de diferentes tipos de estímulos em diferentes tarefas visuais), com o objetivo de analisar o desempenho visual da criança e, sempre que haja necessidade, elaborar um plano de estimulação visual nos casos em que a atenção visual esteja ausente ou diminuída.

Inicia-se com a aplicação de um questionário aos pais e cuidadores, com o intuito de perceber o comportamento visual da criança no seu quotidiano. Toda a informação clínica oftalmológica e pediátrica de diagnóstico é relevante para a história clínica da criança, bem como outras terapias que estejam a ser realizadas.

No âmbito da avaliação são aplicados testes visuais não invasivos e todos os registos fotográficos e de vídeo para efeitos de observação direta de alterações da motilidade ocular serão efetuados após consentimento dos pais ou cuidadores.

A nossa equipa de ortóptica

Nádia Fernandes
×

Nádia Fernandes

Ortoptista

Ortoptista, docente e investigadora. Licenciada em Ortóptica e especialista em ortóptica e ciências da visão. As suas principais áreas de atuação em contexto clínico incluem a avaliação da visão binocular, estudo da oculomotricidade, avaliação da função visual e realização de exames complementares de diagnóstico. Tem experiência na elaboração de planos terapêuticos no tratamento de distúrbios da visão binocular e planos de reabilitação visual em contexto de baixa visão. As suas áreas de investigação incluem reabilitação visual, promoção da saúde e qualidade de vida.
Desde 2010 colabora com equipas multidisciplinares na área do desenvolvimento infantil, através da avaliação ortóptica e elaboração de planos de estimulação visual em contexto de distúrbios da visão binocular, baixa visão e multideficiência.
Formação a pais e educadores de crianças com necessidades especiais, com o objetivo de estimulação visual em contexto de atividades da vida diária.
Adaptação do posto escolar e laboral de crianças e jovens com deficiência visual (baixa visão).

Consulte um técnico especializado, assim que tenha dúvidas relativamente ao desenvolvimento do seu filho. Estamos aqui para si!