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Lancheira Infantil - Como preparar?

Nos últimos anos muito se tem vindo a destacar a importância de uma boa alimentação e o quão crucial é para a saúde em todas as faixas etárias, especialmente na infância. Sabe-se que as escolhas inapropriadas de alimentos, densamente energéticos, ricos emgorduras, açúcares e pobres em fibras, vitaminas e minerais podem originar carências nutricionais específicas ou mesmo conduzir ao aparecimento de doenças como obesidade, pelo que, se torna fundamental garantir uma alimentação saudável desde cedo e fazer entender aos cuidadores das crianças como isso afeta o seu crescimento e desenvolvimento.

A par das diferentes medidas que estão a ser implementadas para tornar os ambientes alimentares onde as crianças crescem mais saudáveis, a educação alimentar e o desenvolvimento de ambientes alimentares saudáveis são fundamentais. Esta tendência apenas é capaz de ser mantida se todos os que rodeiam as crianças forem agentes promotores duma alimentação saudável nas muitas escolhas alimentares que fazem ao longo de um dia.

Desta forma, pretendem-se resumir alguns princípios base que devem guiar estes cuidadores a criarem lanches saudáveis, variados e divertidos para as suas crianças em lugares como escola, ATL, praia, jardim, entre outros. A Direção-Geral da Saúde aconselha uma especial atenção à seguinte tabela que resume os alimentos a consumir regularmente, ocasionalmente e a evitar.

A PRIVILEGIAR DE VEZ EM QUANDO A EVITAR
Os alimentos incluídos nesta categoria são as opções alimentares mais saudáveis. São na generalidade alimentos com nutrientes essenciais e com baixo teor de sal e/ou açúcar e/ou gordura. Os alimentos incluídos nesta categoria contêm nutrientes essenciais, mas têm geralmente elevados teores de sal e/ou açúcar e/ou gordura. Devem estar presentes nos lanches apenas de vez em quando. Os alimentos incluídos nesta categoria contêm elevados teores de sal e/ou açúcar e/ou gordura e não fornecem geralmente nutrientes essenciais. Estes alimentos não devem ser colocados nas lancheiras das crianças.
  • Pão de mistura
  • Iogurte natural
  • Fruta fresca
  • Leite simples
  • Queijo
  • Hortícolas
  • Água
  • Frutos gordos ao natural
  • Manteigas de frutos gordos sem adição de açúcar
  • Bebidas vegetais sem adição de açúcar
  • Tostas integrais sem açúcar
  • Cereais de pequeno-almoço não açucarados (ex: flocos de aveia)
  • Bolachas de arroz ou de milho sem cobertura
  • Ovo (ex. cozido)
  • Sumo de fruta (100% ou fruta líquida)
  • Bolachas cream-craker
  • Manteiga
  • Bolo caseiro à fatia
  • Marmelada/compotas sem adição de açúcar
  • Pão de forma integral
  • Leite aromatizados (ex: chocolate) e iogurtes de aromas (com ≤ 10g de açúcar)
  • Bebidas vegetais aromatizadas
  • Charcutaria (paio, chouriço,...)
  • Refrigerantes e néctares
  • Bolos de pastelaria e comerciais
  • Bolachas recheadas
  • Chocolates
  • Pão de leite
  • Iogurtes com pepitas
  • Barras de cereais comerciais
  • Sobremesas lácteas
  • Chocolate de barrar
A PRIVILEGIAR DE VEZ EM QUANDO A EVITAR
Os alimentos incluídos nesta categoria são as opções alimentares mais saudáveis. São na generalidade alimentos com nutrientes essenciais e com baixo teor de sal e/ou açúcar e/ou gordura. Os alimentos incluídos nesta categoria contêm nutrientes essenciais, mas têm geralmente elevados teores de sal e/ou açúcar e/ou gordura. Devem estar presentes nos lanches apenas de vez em quando. Os alimentos incluídos nesta categoria contêm elevados teores de sal e/ou açúcar e/ou gordura e não fornecem geralmente nutrientes essenciais. Estes alimentos não devem ser colocados nas lancheiras das crianças.
  • Pão de mistura
  • Iogurte natural
  • Fruta fresca
  • Leite simples
  • Queijo
  • Hortícolas
  • Água
  • Frutos gordos ao natural
  • Manteigas de frutos gordos sem adição de açúcar
  • Bebidas vegetais sem adição de açúcar
  • Tostas integrais sem açúcar
  • Cereais de pequeno-almoço não açucarados (ex: flocos de aveia)
  • Bolachas de arroz ou de milho sem cobertura
  • Ovo (ex. cozido)
  • Sumo de fruta (100% ou fruta líquida)
  • Bolachas cream-craker
  • Manteiga
  • Bolo caseiro à fatia
  • Marmelada/compotas sem adição de açúcar
  • Pão de forma integral
  • Leite aromatizados (ex: chocolate) e iogurtes de aromas (com ≤ 10g de açúcar)
  • Bebidas vegetais aromatizadas
  • Charcutaria (paio, chouriço,...)
  • Refrigerantes e néctares
  • Bolos de pastelaria e comerciais
  • Bolachas recheadas
  • Chocolates
  • Pão de leite
  • Iogurtes com pepitas
  • Barras de cereais comerciais
  • Sobremesas lácteas
  • Chocolate de barrar

Tabela retirada de: https://nutrimento.pt/wp-content/uploads/2021/04/GuiaLanchesEscolarespdf.pdf

Tabela retirada de nutrimento.pt

Algumas recomendações importantes

Combinações de lanches

Abaixo encontram-se algumas sugestões de combinações que os cuidadores podem colocar nas lancheiras das suas crianças.

Lanche 1

Pão de mistura + 1 fatia de queijo flamengo + 1 maçã com casca

Lanche 2

Panquecas de aveia e banana com manteiga de amendoim

Lanche 3

Granola/muesli + iogurte natural (líquido ou sólido) + morangos

Lanche 4

Tostas integrais + queijo fresco + 1 pêssego

Lanche 5

Batido de fruta + leite + flocos de aveia

Lanche 6

Tortitas de milho ou arroz + iogurte natural (líquido ou sólido) + uvas

Alimentos seguros e frescos

Recomenda-se, ainda, adequar os alimentos às diferentes situações. Em espaços onde a exposição ao sol e ao calor é maior, não esquecer a lancheira térmica e evitar alimentos como laticínios.
Na equipa de nutrição do Deslocar Palavras podem encontrar a Drª. Inês Rocha Pinto e a Drª. Joana Pires, com as quais podem agendar as vossas consultas e esclarecer quaisquer dúvidas.
Lembrem-se sempre que crianças saudáveis são crianças felizes!

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A nossa equipa de nutrição

Inês Rocha Pinto
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Inês Rocha Pinto

Nutricionista

Licenciada em Dietética e Nutrição pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa. Tem um curso Pós-Graduado em Alimentação e Nutrição Pediátrica pela Faculdade de Ciências Médicas | NOVA Medical School.
Mestranda em Nutrição Pediátrica pela Universidade do Porto. Atualmente, integra um grupo de investigação pelo Centro de Investigação da Unidade Local de Saúde de São José.
Atualmente, colabora como nutricionista em clínicas da área infantil e adultos (educação alimentar, excesso de peso/obesidade, perturbação do espetro do autismo, perturbações do comportamento alimentar, mudança de estilo de vida).
Trabalhou como gestora do projeto de alimentação e nutrição comunitária "Muti-sectoral approach to promoting good food and nutrition practices in schools and communities" através da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura em São Tomé e Príncipe.
Colaborou como nutricionista estagiária na Câmara Municipal de Cascais, nas áreas clínica e comunitária, tendo integrado uma equipa sólida com profissionais de diferentes áreas. Dinamizou workshops, showcookings, exposições orais, sessões informativas.

Joana Pires
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Joana Pires

Nutricionista

Licenciada em Ciências da Nutrição pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz em Novembro de 2016.
Mestre em Nutrição Clínica em Outubro 2020.Atualmente, frequenta a pós-graduação em Direção Comercial do ISCTE.Atualmente, colabora na Arkopharma, como especialista de produto. Continua a coloborar em clínicas no contexto do excesso de peso, anorexia ou mudança de estilo de vida.
Colaborou como nutricionista no Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro, no grupo de ginásios Jazzy e ZEUSXT.
No ISCSEM, realizou consultas de nutrição em adultos, na sua maioria com excesso de peso ou obesidade. Fez o seu estágio curricular no Hospital Beatriz Ângelo, Loures.
Participação do 40.º Congresso anual da ESPEN, em Madrid. Com a presença de um póster com o título “Nutritionist knocks on the door: a community nutrition program for non-institutionalized seniors” – (Setembro de 2018).
Prelectora do módulo de nutrição no curso de pós-graduação em neurociências eneuroplasticidade (Almada e Silves).
Formação de formadores.
Curso de primeiros socorros.
Certified Sports Nutrition Specialist.

Todas as crianças têm dentro de si o potencial para serem ótimas crianças. Cabe-nos a nós criar um mundo fantástico onde esse potencial possa florescer.

- Stanley Greenspan -