Quem Somos Terapia da Fala Terapia Ocupacional Psicologia Clínica Pedopsiquiatria + Especialidades Contactos

Psicologia Educacional

A Psicologia Educacional tem como objetivo principal potencializar o ensino/aprendizagem, abordando todas as variáveis inerentes a este processo, relacionadas com o aluno, a família e o contexto escolar.

As principais áreas de intervenção da psicologia educacional são as dificuldades de aprendizagem (défices cognitivos, dislexia, disortografia, disgrafia e discalculia); avaliação de ingresso precoce no 1º ciclo; intervenção e estimulação precoce; programas de estimulação da atenção e concentração; programas de desenvolvimento de hábitos e métodos de estudo.

Os psicólogos educacionais dedicam-se à avaliação e diagnóstico de dificuldades de aprendizagem/necessidades educativas especiais, desenvolvendo e aplicando estratégias de reeducação e intervenção psicopedagógicas adaptadas às problemáticas individuais. Para além disso, dedicam-se à intervenção precoce. Este tipo de intervenção destina-se a crianças até à idade escolar que estejam em risco de atraso de desenvolvimento. Uma intervenção precoce é fundamental para aumentar o potencial de desenvolvimento da criança.

A par da intervenção individualizada com a criança e a família, o psicólogo educacional também articula com outros técnicos, nomeadamente educadores e docentes.

A nossa equipa de psicologia educacional

Ana Rita Barros
×

Ana Rita Barros

Psicóloga Educacional

Licenciatura em Psicologia e mestrado Integrado em Psicologia da Educação pelo ISPA-Instituto Universitário, sendo Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (Cédula Profissional Nº 022859).
Curso de Estudos Aprofundados em Psicologia do Desenvolvimento, pelo ISPA-Instituto Universitário.
Pós-graduação em Psicoterapia Cognitivo-comportamental na Criança e no Adolescente, pelo InsPsic, Instituto Português de Psicologia.
Ex-membro da Unidade de Investigação em Psicologia Cognitiva do Desenvolvimento e da Educação (UIPCDE) do ISPA, tendo participado e colaborado em vários projetos de investigação onde se pretendeu estudar o impacto dos contextos (familiares e educativos) no desenvolvimento das crianças.
Trabalha como Psicóloga Educacional desde 2010, tendo já colaborado com o Centro de Recursos para a Inclusão da CERCI de Lisboa e da APPDA Lisboa e com o Centro de Apoio à Aprendizagem do Colégio Pedro Arrupe.
A sua intervenção como psicóloga é centrada na criança e sua respetiva família, tendo por base uma abordagem sistémica, privilegiando a articulação com o contexto escolar ou outros contextos de relevância. Tem, ainda, experiência na área da formação, tendo já desenvolvido diversas formações para pais, educadores/professores e outros técnicos.

Mafalda Magalhães
×

Raquel Pinheiro

Terapeuta da Fala

Licenciada em Psicologia e tem Mestrado Integrado em Psicologia Educacional, pelo ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada.
É membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, com cédula profissional n.º 14584 e possui registo de Certificado de Formador (CCPFC/RFO-31994/12) pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.
Colaborou com a Fundação Aga Khan, através do Programa de Desenvolvimento Urbano Comunitário KCIDADE.
Tem formação profissional em Matemática na Educação de Infância: que desafios?; Dislexia: Avaliação e Intervenção; Primeiras Matemáticas - Método Singapura e Método Boquinhas.
Possui curso de Certificação para as Escalas de Desenvolvimento Mental de Griffiths (0-2 anos/2-98 anos), Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças – WISC III e Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra - BANC.
É pós-graduada em Intervenção Psicopedagógica em Contexto Escolar, pelo Instituto CRIAP.
A sua experiência profissional inclui avaliações psicopedagógicas e de desenvolvimento e intervenção nos pré-requisitos académicos, dificuldades de aprendizagem, métodos e técnicas de estudo, avaliação da leitura, escrita e matemática e desenvolvimento do comportamento adaptativo e funcional.

Consulte um técnico especializado, assim que tenha dúvidas relativamente ao desenvolvimento do seu filho. Estamos aqui para si!