Nutrição Infantil
Uma Alimentação Saudável durante a infância é essencial para permitir um normal desenvolvimento e crescimento, podendo prevenir doenças associáveis à alimentação como a anemia, o atraso de crescimento, a desnutrição, a obesidade, a diabetes, as cáries dentárias.
O papel da família como educadora é inquestionável também na alimentação das crianças e jovens, a que se associa o papel da escola nos seus diferentes graus ao longo da vida estudantil, tanto mais importante quanto menor seja o nível socioeconómico da família.
A variedade na alimentação é a principal forma de garantir a satisfação de todas as ncessidades do organismo em nutrientes e de evitar o excesso de ingestão de eventuais substâncias com risco para a saúde como os doces e as gorduras.
As nossas crianças são cada vez mais expostas ao consumo de alimentos muito processados e por isso, menos saudáveis. Devem ser orientadas a aprender a apreciar os vários grupos alimentares da Roda dos Alimentos, não esquecendo a água.
Com a informática e o acesso fácil à informação, passamos muito tempo de forma sedentária, e as crianças não são exceção. Temos de promover a atividade física regular, também das crianças e jovens, e limitar o número de horas no computador, na televisão e nos vídeo-jogos.
- O seu filho necessita de cuidados alimentares especiais?
- Não consegue manter um peso desejável para o seu filho?
- Será que o seu o meu filho tem o peso desejável para a sua idade?
- Posso colocar um pacote de sumo todos os dias na lancheira do meu filho?
- Qual é o limite do consumo de doces?
- Quantas frutas, o meu filho, precisa de comer por dia?
- E o leite, qual o mínimo necessário?
- O meu filho não aceita verduras e agora?
A maioria dos pais, com certeza, já fez essas perguntas!
Uma consulta com a nutricionista ajuda a esclarecer estas e mais dúvidas, deixando os pais mais seguros para cuidarem da alimentação do seu filho, quer em casa, quer na escola.
A Consulta de Nutrição Pediátrica é indicada em situações como:
- -Alergias ou intolerâncias alimentares;
- -Má evolução ponderal;
- -Obesidade;
- -Doenças do comportamento alimentar (alimentação compulsiva / anorexia e bulimia);
- -Diabetes.