Centro Terapêutico Pedagógico

PSICOLOGIA CLÍNICA

 



O bem-estar e a tranquilidade interior são aspectos essenciais de uma vida saudável. O papel do Psicoterapeuta será o de apoiar a construção de caminhos para uma vida significativa, eficaz e feliz, acreditando na sua capacidade de se tornar o seu próprio agente de mudança, ao descobrir o seu potencial e atingir os seus objectivos. A missão será ajudar a desenvolver o seu autoconhecimento, através do crescimento e desenvolvimento pessoal, potenciando e reforçando os seus recursos. Promover o bem-estar e equilíbrio emocional, melhorando assim a sua qualidade de vida e a superação de dificuldades e obstáculos, com qualidade, competência e humanização, de forma a proporcionar um serviço profissional idóneo e credível.

 

Crianças

 

Consulta de Psicologia na Criança

 

A criança é acompanhada por uma Psicóloga experiente e certificada que, através de Ludoterapia, vai provocar mudanças na representação mental da criança e promover a sua organização emocional e relacional (adequação social, gestão de emoções, autoconhecimento, etc.).

Também a Habilitação Neuropsicológica será de primordial importância nesta fase de forma a promover a estruturação cerebral necessária às exigentes tarefas do quotidiano da criança (atenção e concentração, inibição dos impulsos, raciocínio numérico e lógico, etc.)

É ainda um espaço onde os pais poderão encontrar respostas sobre a melhor forma de lidar com os seus filhos de forma a permitir-lhes um desenvolvimento sócio-emocional saudável.

Áreas de intervenção:

 

 

Avaliação Psicológica:

 

ADOLESCENTES/ JOVENS

A Consulta de Psicologia no Adolescente/Jovem

 

A adolescência é uma etapa de conflitos e contradições para a maioria dos jovens porque já não se é criança mas também ainda não se é adulto. Os momentos depressivos são comuns nesta fase, fazendo parte do processo de desenvolvimento, embora, em certos casos, tomem proporções de grande sofrimento com sinais mais ou menos evidentes de alerta.

Na consulta do Adolescente é criado um espaço terapêutico que permite ao adolescente sentir-se acompanhado e compreendido e criando um ambiente favorável à reflexão e questionamento. A progressiva mudança interna favorecerá a resolução das suas problemáticas sócio-emocionais e cognitivas.

 

Áreas de intervenção:


ADULTOS

PSICOLOGIA CLÍNICA (ADULTOS)

Consulta de Apoio Psicológico em Situação de Infertilidade


O caminho da infertilidade, rumo à esperança de um filho prometido, que pode ou não chegar, apresenta-se colorido de desafios. A consulta de Apoio Psicológico em Situação de Infertilidade pretende constituir um espaço de expressão e elaboração emocional, no sentido de um caminho menos doloroso e alicerçado em autoconhecimento e autoconfiança.

Este meu filho que, ainda, não tive…
Escuridão…O teste que não dá positivo…a barriga que não cresce…o colo que não se preenche…as perguntas dos familiares e dos curiosos que permanecem sem resposta…
Porquê Eu? Porquê Nós?
Raiva, dor, solidão, tristeza e esperança…

 

Terapia Familiar e de Casal

A família, sistema em mudança, coloca ao terapeuta o desafio da flexibilidade perante novos modelos familiares e de conjugalidade.
A terapia familiar e de casal trabalha as relações interpessoais, nas suas dificuldades crónicas, como as de comunicação, de gestão parental, ou de relação com outros sistemas; e em pedidos na crise, nomeadamente quando ocorre uma infidelidade, violência, luto ou divórcio.
O terapeuta constrói com a família, uma nova narrativa que irá possibilitar que esta se reinvente e (re) descubra novas/velhas potencialidades de crescimento.


Eu, Tu, Nós e os Outros – A infidelidade na Terapia de Casal

A fidelidade parece continuar a ser, na cultura ocidental, um dos pilares das relações amorosas. No entanto, a infidelidade ocorre com bastante frequência, apresentando uma causalidade multifatorial e diversas consequências para a relação de casal. 
Diferentes infidelidades terão diferentes significados e objetivos, pelo que será fundamental a capacidade de o terapeuta “ler o casal”, fornecendo uma narrativa compreensiva deste comportamento.

Consulta de Acompanhamento Psicológico no Período de Pré e Pós- Adopção

A decisão de adoptar um filho pode ser envolta em maior ou menor complexidade, ter por base uma multiplicidade de factores e representar, por si só, o assumir de vários desafios, incluindo a realização de lutos prévios, a definição do perfil do filho a adoptar e a comunicação desta decisão à família.
A espera por um filho, sem tempo determinado, pode ser um caminho desgastante e solitário…uma gravidez emocional que não é reconhecida, nem valorizada socialmente.
Quando este filho, finalmente, chega começa o verdadeiro desafio: a parentalidade! Uma parentalidade em muito idêntica à parentalidade por via biológica, mas também com algumas questões singulares, como a comunicação sobre a história da adopção, o fazer face a inúmeros preconceitos que ainda persistem sobre as famílias formadas por via da adopção e a necessidade, por vezes, de reparar algumas cicatrizes que a criança trará fruto da sua história prévia à sua entrega à família.
A Consulta de Acompanhamento Psicológico no Período de Pré e Pós- Adopção, tem como objetivo aconselhar os casais e as pessoas singulares na aventura que constitui a espera do período do pré-adopção e também no pós-adopção, no sentido da construção de famílias felizes!