Centro Terapêutico Pedagógico

PSICOLOGIA EDUCACIONAL



A Psicologia Educacional tem como objetivo principal potencializar o ensino/aprendizagem, abordando todas as variáveis inerentes a este processo, relacionadas com o aluno, a família e o contexto escolar.

As principais áreas de intervenção da psicologia educacional são as dificuldades de aprendizagem (défices cognitivos, dislexia, disortografia, disgrafia e discalculia); avaliação de ingresso precoce no 1º ciclo; intervenção e estimulação precoce; programas de estimulação da atenção e concentração; programas de desenvolvimento de hábitos e métodos de estudo.

Os psicólogos educacionais dedicam-se à avaliação e diagnóstico de dificuldades de aprendizagem/necessidades educativas especiais, desenvolvendo e aplicando estratégias de reeducação e intervenção psicopedagógicas adaptadas às problemáticas individuais. Para além disso, dedicam-se à intervenção precoce. Este tipo de intervenção destina-se a crianças até à idade escolar que estejam em risco de atraso de desenvolvimento. Uma intervenção precoce é fundamental para aumentar o potencial de desenvolvimento da criança.

A par da intervenção individualizada com a criança e a família, o psicólogo educacional também articula com outros técnicos, nomeadamente educadores e docentes.