Equipa


imagem_equipa_1

Adriana Sousa

-

Terapeuta Fala

Licenciou-se em 2006 na Escola Superior de Saúde Egas Moniz.

Colaborou com o Centro de Desenvolvimento Infantil Diferenças de 2007-2014.

Pós-graduada em Perturbação e Desenvolvimento da Linguagem.

Pós-graduada em Neuropediatria do Desenvolvimento.

Pós-graduada em Intervenção Terapêutica Motora Oral e Facial.

Especializou-se em Perturbações da Linguagem.

Orientadora Clínica na Escola Superior de Saúde Egas Moniz, Escola Superior de Saúde de Leiria e da Escola Superior de Saúde, do Instituto Politécnico de Setúbal.

Formação no Teste de Linguagem na criança – TALC.

Formação no teste Fonético e Fonológico e teste de Linguagem – ALPE.

Formação em Processamento Auditivo Central.

Formação no método Boquinhas.

Formação em desenvolvimento alimentar Infantil, EPAP.

Participa no grupo de estudos de casos de Lisboa, promovido pela Silvia Hitos.

 


 

imagem_equipa_7

Mafalda Correia

-

Terapeuta da Fala

Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde Egas Moniz.

Estágio de observação e intervenção no HGO, sector de ORL - Terapia vocal.

Pós-graduada em Perturbações Neurogénicas do Adulto pelo instituto CRIAP.

Colaborou com o Centro de Desenvolvimento Infantil diferenças de 2013 a 2017.

Oradora e formanda em diversas formações no âmbito das Perturbações do Neurodesenvolvimento pelo Centro de Desenvolvimento Infantil Diferenças.

Especializada em Perturbações da Linguagem.
Formação no método Boquinhas.

Formação no Teste de Linguagem na criança – TALC.

Formação no teste Fonético e Fonológico e teste de Linguagem – ALPE.

Formação nas Perturbações de linguagem escrita.

Especialista em voz patológica, profissional e não profissional.

Graduada da pós graduação em Motricidade orofacial.


 

imagem_equipa_10

Raquel Pinheiro

-

Terapeuta da Fala

Licenciada em Terapia da Fala no Instituto Politécnico de Setúbal.

Pós graduada em Intervenção Terapêutica Motora, Oral e Facial.

Certificada em curso de Língua Gestual Portuguesa pela Associação Portuguesa de Surdos.

Certificada em curso Intensivo de Terapia da Fala e Estética da Face (Método MZ).

Curso Snoezelen:Perspectivas Lúdicas e Terapêuticas.

Curso "Avaliação da MO utilizando o protocolo MBFR com cotação e condutas Terapêuticas.

Colaborou em Unidade de Apoio à Multideficiência e Unidade de Ensino Estruturado.

Colaborou nos Serviços Sociais das Forças Armadas com intervenção em todas as faixas etárias.


 

imagem_equipa_3

Sara Lopes

-

Terapeuta da Fala

Licenciada em Terapia da Fala na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, no ano de 2016.

A frequentar a Pós Graduação de Motricidade Orofacial e Ortodontia pelo Instituto EPAP (2018-2019).

Formação no Método Boquinhas.

Formação em Processamento Auditivo Central.

Habilitada a avaliar as competências linguísticas através do teste ACLLE.

Experiência prática em contexto clínico e escolar.

Formação curricular nas áreas da linguagem da criança, voz e comunicação.

Estágio de observação e intervenção no Hospital Santa Maria e CUF Infante Santo.


 

imagem_equipa_11

Diana Guerreiro

-

Terapeuta da Fala

Licenciada em Terapia da Fala na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal.

Habilitada a avaliar as competências linguísticas através do teste ACLLE.

Estágios de intervenção com crianças e adolescentes no Departamento de Pedopsiquiatria do Centro Hospitalar de São Bernardo e na Casa dos Marcos – Raríssimas.

Integrou projeto de investigação na área do desenvolvimento da linguagem.


 

imagem_equipa_20

Inês Espinhal

-

Terapeuta da Fala

Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria.

Estágios de Intervenção no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro – Hospital de Chaves, em medicina física e de reabilitação; e na Obra Social e Cultural Sílvia Cardoso nas valências de Centro de Recursos para a Inclusão (CRI), Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) e Unidade de Multideficiência.

Experiência prática em Terapia da Fala em meio aquático.

Formação curricular nas áreas da fluência, linguagem da criança e comunicação.

Encontra-se a validar e aferir o instrumento de avaliação Subjective Screening of Stuttering severity, locus of control and avoidance (SSS) (Riley, Riley, & Maguire, 2003) para a população portuguesa.


 

imagem_equipa_8

Thaís Cândido

-

Terapeuta Ocupacional

 

Licenciada em Terapia Ocupacional no Centro Universitário São Camilo, São Paulo - Brasil com equivalência pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto.

 

Mestre em Avaliação e Intervenção Neuropsicológica, pelo Instituto Superior da Maia.

 

Encontra-se a frequentar a pós graduação em Integraão Sensorial.

 

Colaboração em Unidades de Apoio à Multideficiência e Unidade de Ensino Estruturado. Integra, também, a equipa da CERCISA.


 

imagem_equipa_17

Susana Moreira

-

Terapeuta Ocupacional

Licenciou-se em 2005, na Escola Superior de Saúde do Alcoitão.

Integrou a equipa do Centro de Recursos para Inclusão da Cercisa, em unidades de multideficiência de 2005 a 2010.

Integrou a equipa multidiscilplinar do Centro Hípico de Almada, de 2005 a 2010.

Integrou a equipa do Centro de Recursos para a Inclusão da APPDA-Lisboa, em unidades de ensino estruturado de 2009 a 2010.

Integra actualmente a Equipa Local de Intervenção Precoce do Seixal


 

imagem_equipa_15

Margarida Franco

-

Terapeuta Ocupacional

Licenciada em Terapia Ocupacional, pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão.

Estágios de intervenção com crianças no Centro de Desenvolvimento da Criança - Hospital Garcia de Orta e no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral Calouste Gulbenkian, onde para além de uma intervenção individual com a criança, também interviu na Comunidade, quer em contexto familiar/domiciliar, quer em contexto escolar.

Trabalhou nas Residências Montepio Lisboa. 

Encontra-se a frequentar a pós graduação em Integração Sensorial, na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra.

Curso de Formação em Bandas Neuro-musculares.

Colaboração em Unidades de Apoio à Multideficiência e Unidades de Ensino Estruturado. Integra também a equipa do Externato Zazzo.


 

imagem_equipa_5

Soraia Francisco

-

Psicóloga Clinica

Licenciada em Psicologia Clínica e Aconselhamento na ULHT desde 2005, sendo membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (n.º 2024).

A sua paixão pelas crianças e jovens em desenvolvimento, levou a especializar-se nesta faixa etária, através de diversas formações e cursos avançados, nomeadamente:

  • Frequência na pós-graduação em consulta psicológica e psicoterapia no Instituto de Psicologia Aplicada e Formação (IPAF).
  • Curso avançado na área da avaliação e intervenção das competências parentais no Instituto Superior Psicologia Aplicada (ISPA).

Colaborou com o Centro de Desenvolvimento Infantil - Diferenças de 2008 a 2017.

Integra desde 2014 a equipa do Centro de Recursos para a Inclusão, intervindo com as crianças, adolescentes e comunidade, em Agrupamentos de Escolas na margem sul.

Orienta e supervisiona estágios profissionais (OPP) desde 2013.


 

imagem_equipa_16

Susana Pereira da Fonseca

-

Psicóloga Clínica

Mestre em Psicologia Clínica pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (OPP n.° 126124).

Atualmente trabalha com bebés, crianças, adolescentes, pais e futuros pais e frequentemente dinamiza workshops com o objetivo de promover as competências das famílias. 

Estagiou nos serviços de Obstetrícia e Ginecologia da Maternidade Dr. Alfredo da Costa, onde acompanhou adultos, adolescentes e as suas famílias e onde colaborou no cursos e workshops de Preparação para a Parentalidade.

É membro do Grupo Regional de Língua Portuguesa da Sociedade Marcé para a Saúde Mental no Período Perinatal.

Tem formação avançada em diversas áreas relacionadas com crianças, adolescentes e pais/ futuros pais, incluindo Aconselhamento Parental (ISPA), Perturbações do Neurodesenvolvimento (ISPA), Intervenção Precoce (Fundação Brazelton/ Gomes-Pedro), Compreender o Bebé (Centro de Investigação e Formação do Centro do Bebé), Vida Pré-Natal e Saúde Mental na Primeira Infância (VII Encontro Ser Bebé) e  O Nascimento da Mãe (II Jornadas da Associação de Psicanálise Relacional).


 

imagem_equipa_18

Sofia Miranda

-

Psicóloga Clínica

Licenciatura em Psicologia Clínica desde janeiro de 2004 pela ULHT , sendo membro efetivo da ordem dos Psicólogos Portugueses ( nº2834)

Pós graduação - Neurodesenvolvimento em Pediatria na Universidade Católica Portuguesa.

Curso Avançado em Terapias Comportamentais e Cognitivas em 2014 pelo ISPA.

Especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses desde agosto de 2016.


 

imagem_equipa_21

Ana Rita Barros

-

Psicóloga Educacional

Licenciada em Psicologia e com Mestrado Integrado em Psicologia Educacional pelo ISPA-IU.

É membro efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (Cédula Profissional nº 22859).

Foi membro da Unidade de Investigação em Psicologia Cognitiva do Desenvolvimento e da Educação (UIPCDE) do ISPA-IU, tendo colaborado como autora ou co-autora em vários projetos científicos, apresentados em congressos e conferências nacionais e internacionais.

Colaborou, igualmente, com o Centro de Recursos para a Inclusão da CERCI de Lisboa.

Atualmente encontra-se a trabalhar no Centro de Apoio à Aprendizagem do Colégio Pedro Arrupe.

Frequentou os cursos de certificação em Hiperatividade com Défice de Atenção e Avaliação Psicológica da Criança e do Adolescente.

Tem experiência ao nível da avaliação de necessidades e elaboração de planos de formação na comunidade escolar (pais, pessoal docente e não-docente).


 

imagem_equipa_9

Mafalda Magalhães

-

Psicóloga Educacional

Licenciada em Psicologia e tem Mestrado Integrado em Psicologia Educacional, pelo ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada.

É membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, com cédula profissional n.º 14584 e possui registo de Certificado de Formador (CCPFC/RFO-31994/12) pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.

Colaborou com a Fundação Aga Khan, através do Programa de Desenvolvimento Urbano Comunitário KCIDADE.

Tem formação profissional em Matemática na Educação de Infância: que desafios?; Dislexia: Avaliação e Intervenção; Primeiras Matemáticas - Método Singapura e Método Boquinhas.
Possui curso de Certificação para as Escalas de Desenvolvimento Mental de Griffiths (0-2 anos/2-98 anos), Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças – WISC III e Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra - BANC.

É pós-graduada em Intervenção Psicopedagógica em Contexto Escolar, pelo Instituto CRIAP.

A sua experiência profissional inclui avaliações psicopedagógicas e de desenvolvimento e intervenção nos pré-requisitos académicos, dificuldades de aprendizagem, métodos e técnicas de estudo, avaliação da leitura, escrita e matemática e desenvolvimento do comportamento adaptativo e funcional. 


 

imagem_equipa_6

Andreia Viegas

-

Fisioterapia

Licenciada em Fisioterapia na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa desde 2006.

Formação Profissional na área da Fisioterapia Materno-Infantil:

• Curso Preparação para o nascimento e Pós Parto;

• Toque no Bebé;

• Fisioterapia respiratória guiada pela auscultação pulmonar;

• Hidroterapia Pediatrica.

Módulos da Pós Graduação de Fisioterapia em Pediatria: Avaliação Músculo-Esquelética, da Marcha e do Controle Postural e Equilíbrio. 

Ginástica Abdominal Hipopressiva - Formação oficial do Método Hipopressivo de Marcel Caufriez.

Colaborou com a Clinica Pediátrica Clinibebé.

Integra a Equipa de Intervenção Precoce na Infância do Seixal.

Frequenta a Especialização em Fisioterapia Materno-Infantil.


 

imagem_equipa_12

Marta Churro

-

Nutricionista Pediátrica

Licenciada em Dietética pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Lisboa.

Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas (CP n.º 0851N).

Curso de Especialização em Nutrição Pediátrica.

Curso Avançado em Nutrição em Diabetes.

Cursos de Atualização Profissional: Curso nutrição e alimentação em idade pré-escolar e escolar e Capitações de géneros alimentícios para refeições em meio escolar.

Consultas de nutrição clínica nas áreas Pediatria, Doenças do Comportamento Alimentar, Gravidez, Excesso de peso, Obesidade, Diabetes, Doenças Cardiovasculares, Alergias e intolerâncias alimentares.

Elaboração de ementas e fichas técnicas em creches, jardins de infância, escolas e lares de 3.ª idade.

Workshops e Formação na área da Nutrição e Dietética.

Orientadora de estágios profissionais à Ordem dos Nutricionistas.


 

imagem_equipa_19

Joana Pires

-

Nutricionista Pediátrica

Licenciada em Ciências da Nutrição pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz em Novembro de 2016.

Atualmente, está a realizar a dissertação de Mestrado em Nutrição Clínica pela Faculdade de Medicina de Lisboa.

Ingressão na Ordem dos Nutricionista com o número de cédula 3473N desde de Novembro de 2017.

Atualmente, colabora como nutricionista no Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro, onde desenvolve atividades no âmbito da prática de nutrição clínica, comunitária e alimentação coletiva e gestão. A população-alvo são crianças e idosos.
Colabora na cadeia de ginásio Jazzy e ZEUSXT, realizando de consultas de nutrição em adultos, inscritos no ginásio, na sua maioria com excesso de peso ou obesidade.

Colaborou no ISCSEM, realizando consultas de nutrição em adultos, na sua maioria com excesso de peso ou obesidade.
Fez o seu estágio curricular no Hospital Beatriz Ângelo, Loures.
Participação do 40.º Congresso anual da ESPEN, em Madrid. Com a presença de um póster com o título “Nutritionist knocks on the door: a community nutrition program for non-institutionalized seniors” – (Setembro de 2018).

Aluna no International Language School, no nível de inglês B 2.2 (a decorrer).

Participação do Curso Linhas orientadoras para a construção de um manual de Dietas (Março de 2018).

Certified Sports Nutrition Specialist pela WellXProSchol e NutriScience.

Certificado em Antropometria pelo o ISAK (Setembro de 2017).

Certificação em competências pedagógicas (CCP).

Realização do curso de Suporte Básico de Vida, na Cruz Vermelha Portuguesa (Outubro de 2016).


 

imagem_equipa_14

Ângela Nogueira

-

Consultora

Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão.

Mestre em Patologias da Linguagem pela Universidade Católica Portuguesa.

Pós-graduada em Intervenção Terapêutica Motora Oral e Facial pelo EPAP.

Conclusão do 1º ano do Doutoramento em Voz, Linguagem e Comunicação pela Faculdade de Medicina e Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Formação pelo Método das Boquinhas (reeducação da leitura e da escrita).

Orientadora clínica de estágios do curso de Terapia da Fala do Instituto Politécnico de Setúbal.

Colabora com o Centro de Desenvolvimento Infantil Diferenças desde 2006 e com o Centro de Desenvolvimento Infantil do Porto.

Exerce a sua prática clínica exclusivamente com crianças e adolescentes, tendo-se especializado em perturbações da fala, da linguagem e dislexia.


 

imagem_equipa_13

Telma Pereira

-

Consultora

Docente no curso de Licenciatura em Terapia da Fala na ESS-IPS.

Licenciatura em Terapia da Fala.

Pós Graduada em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança.

Doutoranda em Ciências da Educação.

Prática privada em contexto clínico e educacional.

Integra grupos de investigação na área de desenvolvimento e perturbações da linguagem oral e escrita.

Vasta experiência em formações e comunicações.